#BodyTips

ABDOMINAIS: ERRO #3

Abdominais: Erro #3

Mais um erro típico no exercício de abdominais. Embora seja usual prender os pés neste tipo de exercício, é contra-indicado. Isto porquê? Sabemos que os flexores da anca, um grupo de músculos que liga a perna, a pélvis e o abdominal, são ativados significativamente em qualquer exercício de abdominais, mas a verdade é que eles são ativados em demasia quando se prende os pés neste exercício. Manter os pés no chão fornece a devida resistência ao movimento de esforço dos flexores.  
 
Recrutar os flexores da anca em demasia e a este ponto tem efeitos negativos relevantes, nomeadamente: 
– Diminui a ativação do músculo abdominal que é precisamente o músculo que pretendemos trabalhar neste exercício
– Puxa os músculos da parte inferior da coluna, o que provoca uma tensão elevada na tua zona lombar, e que a longo prazo poderá danificar os discos da zona lombar
– Contribui para a rigidez dos flexores da anca, o que mais tarde provoca desequilíbrios musculares (ex: glúteos inativos)
 
Por estas razões, é portanto preferível teres os pés devidamente apoiados horizontalmente no chão e realizar o exercício de forma correta e eficaz. Isto permite evitar lesões no futuro e ao mesmo tempo potenciar a contração abdominal – aquilo que efetivamente desejamos com este exercício! Mais resultados, menos lesões!

Stay tuned!

 
Se pretendes ter um planeamento de treino adequado aos teus objetivos e capacidades físicas, com o acompanhamento de um Personal Trainer dedicado, estamos disponíveis para te ajudar: clica aqui.

Onde estamos

Estamos sediados na Rua das Giestas, 2, 1-Dir., 2770-075 – Paço de Arcos, Oeiras, Portugal. 

©2021 All right reserved Living Fit Group

Design e Desenvolvimento por Bestsites.pt

Abrir conversa
Precisa de Ajuda
Living Fit
Olá!